Ontem nós assistimos um filme chamado “Equilibrium“. A história é uma mistura de “Farenheit 451“, “1984“, “Admirável Mundo Novo” e “Matrix“.

Após a terceira guerra mundial, um novo governo totalitário decide que a causa dos problemas humanos é a emoção e decide erradicá-la através do uso compulsório de uma droga chamada “Prozium” e da eliminação de qualquer expressão da emoção humana nas artes, em pintura, literatura, escultura e mesmo coisas como decoração domiciliar. O governo espiona e fiscaliza todo mundo e os infratores, chamados de sense offenders, são capturados por agentes especiais chamados Grammaton Clerics.

Isso tudo é interessante, mas não é o importante para este post. :-)

O que me chamou a atenção como algo que para mim é original, é que os cléricos usam uma arte marcial chamada gun-kata.

Segundo a história, essa disciplina permite ao usuário maximizar o efeito das suas armas, ao mesmo tempo mantendo-se fora da área de ação das armas dos inimigos. Tudo isso, vejam bem, baseando-se em análises estatísticas obtidas através do estudo de milhares de filmes de combate com armas de fogo. A idéia é que o lutador se movimentaria para se posicionar em áreas onde as pessoas estatisticamente não cobrem com suas armas, de uma forma onde ele pudesse também usar as armas dele com maior precisão e infringir o maior dano possível.

gunkata.jpg

Depois que eu parei para pensar, é mais ou menos óbvio que o caráter otimizado dos movimentos das artes marciais pode ser expresso matematicamente, mas elas atingiram esse estado otimizado através de experimentação física e milhares de anos de tentativa e erro.

O gun-kata, mesmo sendo fictícia, é a primeira arte marcial que ouvi falar que foi desenvolvida do zero, à partir do uso da matemática. Seria esta, finalmente, uma arte marcial para geeks? ;-P