Bem feito para os escoteiros!

| | Comments (13)

Alguns de vocês devem saber que fui escoteiro por uns 14 anos da minha vida. Saí pouco antes de conhecer a Lydia, por causa de intrigas políticas no grupo escoteiro onde eu era assistente de chefia. Tudo por culpa dessa gentinha que fica fazendo politicagem numa organização onde o pessoal que trabalha é voluntário.

Aqui nos EUA eu nunca cogitei trabalhar com escoteiros, inicialmente por causa do problema que é trabalhar com crianças aqui (todo mundo é louco para acusar os outros de molestar as crianças deles para tentar ganhar uma grana).

Depois eu definitivamente abandonei a idéia quando 3 anos atrás o movimento escoteiro daqui entrou na justiça para defender o direito deles de excluir homossexuais da organização. Eles ganharam a causa, sendo considerados uma organização privada com direito a estabelecer critérios para a seleção dos membros.

Na semana passada, entretanto, um juiz da Califórnia decretou que os escoteiros são uma organização religiosa.

Essa decisão foi um efeito colateral de um processo movido contra os escoteiros pela ACLU (uma associação de proteção às liberdades civis) contra um contrato de aluguel que os escoteiros tem com a cidade de San Diego deste 1945, onde eles retém o uso de 18 acres de terreno público, pagando US$1 por ano.

A ação acusa a prefeitura da cidade de favorecimento, por permitir que uma organização religiosa use um terreno público como sede, gratuitamente.

A união dos escoteiros daqui dos EUA é uma organização ostensivamente anti-gay, anti-agnosticismo e anti-ateísmo, e após problemas com dois meninos, um o filho de um casal de lésbicas e o outro filho de agnósticos, os dois casais pediram à UCLA que intercedesse.

Eu apóio completamente a decisão do juiz de suspender o uso do terreno. Quando eu fui escoteiro eu não podia falar que não tinha religião, senão teria que sair do grupo. O argumento era que eu teria que jurar em nome de deus ao fazer a minha promessa de escoteiro, e se não acreditasse, minha promessa não era válida. O fato de eu também dar a minha palavra de honra obviamente não contava em nada.

Naquela época eu não era tão ativista como agora, então engolia o sapo e tudo bem. Mas hoje eu acho um completo absurdo, e eu jamais me associaria a uma organização como essa.

Que eles tenham o direito de excluir pessoas baseando-se em preferências pessoais, até aí tudo bem, problema deles. Mas como diz o processo, então eles que não venham pedir tratamento preferencial no uso de propriedade pública se não permitem que todo mundo a use.

Outras organizações como o YMCA tiveram que abandonar suas políticas de exclusão para manterem esses privilégios. Está na hora dos escoteiros decidirem se juntar aos nossos tempos e deixar essas políticas retrógradas para trás. Infelizmente, a decisão ainda vai ser apelada então pode ser revertida. Eu torço para que não seja.

Categories

, ,

13 Comments

Tatitoxinha said:

O Dani foi lobinho, mas não passou disso (rs) , não deixe ele saber que eu contei para você, senão ele faz uma fogueira e queima a bruxa aqui!

Eu fico lendo tudo sobre gatos pela net, mãe de primeira viagem, então eu achei um texto de como ensinar os gatinhos andarem como companhia e deu certo, mas acho porque foi feito desde pequenina. Na rua ela fica meio assustada e demora um pouquinho para acompanhar a gente.

Tatitoxinha said:

Você é rápido demais ... toma lá dá cá (rs)

http://geocities.yahoo.com.br/casadosgatos/comp1.html

cintia said:

Por isso que tenho medo dessas "organizacoes": escoteiros, TFP, Assembleia de Deus, MST...
Nao gosto da ideia de ser "formatizada", embora, com certeza eu ja tenha sido e nem me toquei!
Xi!

Rods said:

Se algum dia me perguntarem pq sou follower do Mestre Mauro, esse post seria uma execelente resposta.

Falou !

silvio said:

cara nao tinha idéia q isso ocorria com os boyscouts. que mer**** fiquei pasmo.

Juliana said:

Esse foi um (apenas um) dos meus motivos para deixar o escotismo, também após quase 15 anos de participação ativa.
Foram anos muitíssimo divertidos, realmente aprendi algumas coisas que me são úteis até hoje, e fiz amizades importantíssimas; posso dizer que parte da "filosofia" do movimento me ajudou a ser o como sou hoje.
Infelizmente esse povo besta (não só no Nove de Julho, mas evidentemente isso acontece no mundo todo) conseguiu esculhambar um movimento que tinha tudo pra dar certo até hoje.

Spacey said:

O Danny, o irmao dele e o pai foram escoteiros, sendo que meu sogro foi chefe (lider, sei la, o que mandava num distrito todo) dos escoteiros daqui. Acho que foi do distrito (eh assim que fala, Mauro? :P) de Chickasaw.

Eles adoravam isso, o Danny e o David ate hoje volta e meia falam sobre aquela epoca, contam historias.

A put@ da minha sogra foi lider(eh isso?) de lobinhos, Mae loba (escrevi errado??) e acho que a vaca foi bandeirante tambem.

Aqui nessa regiao eh muito comum por os filhos e filhas para serem escoteiros/bandeirantes. Eu particularmente nem ligo pra essas coisas, so curto mesmo eh comprar os biscoitos das bandeirantes. :P

Spacey said:

Isso mesmo, Cintia! Da neles! E tb morte a PTA e as soccer moms! :P
Alias, soccer moms sao violentissimas no transitos, com suas potentes (e enormes) SUV e Pick-ups. So se ve SUV tipo Tahoe, Suburban e maiores, ou pick-ups cabine quadruplas, correndo e fazendo ultrapassagens super barbaras nas ruas, estradas, interstates e quando se vai ver eh soccer mom!

Rods said:

Soccer Mom ?

Mamãe de futebol ?

Que vem a ser ??

Falou !

Mauro said:

"Soccer Mom", Rods, é um fenômeno americano... são as dondocas que não tem o que fazer da vida a não ser levar os filhos para cima e para baixo: na aula de futebol, na aula de dança, na aula de piano, na festinha de não sei quem... é assim o dia todo.

Via de regra, dirigem um carro enorme, uma van ou uma SUV, a maior que conseguem achar (mesmo que tenham só uma ou duas crianças).

Dirigem como se fossem as donas da rua, pois afinal elas carregam a carga mais preciosa do mundo: as crias delas. Portanto os outros que se danem, pois elas tem prioridade para tudo.

Pistache said:

Concordo com a Jú, eu seria uma pessoa bem diferente se não tivesse sido escoteira, o problema é que todos querem posar de "certinhos" e as vezes não percebem que essa postura acaba encobrindo a merda embaixo do tapete.

Anna said:

Ta certo que como todo movimento criado por seres humanos tem seus defeitos. Mas se passaram tantos anos de suas vidas, divertindo-se e dizendo-se dignos de uma promessa naum deveriam se comportar dessa maneira... concordo que a boyscouts eh ridicula, mas naum eh em todos os lugares... aki no Brasil, por exemplo, o escotismo est[a se adaptando ao mundo moderno... E em relacao a Deus... e De obrigacao da familia pelo menos uma formacaum religiosa a crianca... e do escotismo tbm... se depois de adulto resolver virar ateu, azar... mas a formacaum se teve... por isso naum criitico o papel do escotismo. Ps- tenho 06 anos de escotismo

Mauro said:

Oi Anna. Eu me afastei do movimento escoteiro faz anos já, então não sei como é que está no Brasil agora. Eu não acho que a família tenha obrigação de dar formação religiosa à criança. Formação MORAL sim, é obrigação, não religiosa.

About this Entry

This page contains a single entry by published on August 5, 2003 11:24 AM.

Virei bicho do mato was the previous entry in this blog.

Viagem à vista! is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1