Barulho e a perda de audição
De uns tempos para cá venho pensando bastante no assunto de perda de audição… tenho uma sensibilidade nos ouvidos que começou uns anos atrás, um pouco depois que comecei a trabalhar como ferrador. Esse foi o motivo que me fez dar os papagaios, que acabaram piorando a situação e provavelmente me deram o começo de zumbido nos ouvidos. Era muito baixinho antes, mas ultimamente tem aumentado perceptivelmente, ao ponto de em certos dias atrapalhar na hora de dormir.
No meu caso o dano auditivo é um risco ocupacional e não-ocupacional: juntando a martelação diária e a bateria nas horas vagas, boa coisa não podia dar mesmo.
Eu tomo o cuidando que posso: durante o dia quando estou ferrando cavalos eu uso protetor auricular quando trabalho na bigorna e uso o esmeril; nas horas de folga toco bateria eletrônica com um volume não muito alto. Mas volta e meia acabo tocando bateria acústica, como por exemplo agora na School of Rock, então nesse caso eu uso tampões nos ouvidos. Estava usando uns genéricos, mas ontem comprei um par de tampões de ouvido especiais para músicos.
E falando da School of Rock, eu sou o único que usa proteção nos ouvidos lá. 😐
Modifiquei um gráfico que achei na internet para mostrar para vocês a diferença de volume de sons, para vocês terem uma idéia de quanto tocar bateria faz mal para a saúde auditiva…
A escala de decibéis é logarítmica, como vocês podem ver pela curva no gráfico. Isso quer dizer, por exemplo, que um som de 80 dB é umas 4 vezes mais alto que um som de 60 dB. A curva sobe tão rápido que não cabe na imagem.
Outros exemplos interessantes de níveis de som: um concerto de rock na frente do palco gira em torno de 110 dB. Um iPod alto chega também aos 110 dB. As marteladas que dou nas ferraduras estão por volta dos 140 dB.
Moral da história? Use protetores de ouvido quando for estar sujeito a níveis excessivos de barulho (shows de rock, fábricas, etc) e não escute música alta. Uma vez danificada, a audição não tem conserto, daí vocês vão ficar ouvindo zumbido o resto da vida, como eu… e acreditem, não é nada bom.
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/liquidox/www/diario/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399
Perder um sentido tão importante quanto a audição, mesmo que de forma amena, faz uma enorme, indescritível diferença. Além dos cuidados e prevenção que você descreveu, é bom também ir a um otorrino para se certificar que não é nada físico (condutivo) que possa talvez ter solução. Já o zumbido não há muito o que fazer… it sucks, eu também tenho nos dois lados, dois tipos de ruídos intermitentes.
Cara, isso é sério. De vez em quando fica um zumbido no meu ouvido direito e no esquerdo o som fica mais baixo, resultado de dois anos de Rush a todo volume nos fones do AIWA portátil (era todo mundo com isso aqui em POA).
Eu achei uns vídeos em que o forjador usa uma prensa hidráulica pra dar a primeira forma no aço e só depois do trabalho mais pesado já feito pela máquina (com menos ruído) é que o cara partia pra marretada. Mas eu acho que isso é mais pra “pattern welding” e pra ferradura não deve ajudar muito. Será que se “abafasse” as laterais da bigorna o som não diminuiria, tipo colocar a mão num prato de batera pra abafar o som…
Robson, não acho que dá para abafar as laterais da bigorna não. É melhor usar protetor auricular mesmo.
Cara,
Não pensei em tu dispensar os protetores de ouvido, mesmo se o “abafamento” da bigorna fosse efetivo, seria só pra diminuir a angústia de cachorrada, nas redondezas do teu trabalho.
Parece que existe alguma coisa neste sentido pois neste site http://www.piehtoolco.com/contents/en-us/d859.html eles mostram algumas bigornas com a base em alumínio “for less noise and quicker energy return” … só por curiosidade. Nesse outro tem um vídeo sobre o modo ergonômico de usar a marreta para se evitar lesões. Bem legal: The Hofi Hammer And The Ergonomic Technique For Moving Metal http://www.youtube.com/watch?v=9SAWr0c_wpo
Era isso.
Robson, já usei essas bigornas que são metade de alumínio e não sei se fazem menos barulho, para mim é a mesma coisa.
…então tá…
“Words like violence
Break the silence
Come crashing in
Into my little world
Painful to me
Pierce right through me
Can’t `I´ understand…”
…Enjoy The Silence.
James também tem o zumbidinho, definitivamente por causa da guitarra…Mas no caso dele não tem o que fazer, o que ele explicou é que os cabelos do ouvido que protegem os tímpanos acabam caindo por exagero de barulho e não tem como fazer crescer de novo Você já foi no médico checar se tá tudo ok?