Recap da viagem a San Francisco: Alcatraz
Posts sobre a viagem:
Em SF
Ainda em SF
Recap Parte 1
Recap Parte 2
Recap Parte 3
—
Voltamos ontem de San Francisco. A viagem foi bem legal, San Francisco é uma cidade fantástica. Lembra bastante uma São Paulo limpa, segura, sem favelas, etc… a arquitetura é muito semelhante à das partes velhas de São Paulo.
Bom, vou escrever acho que 3 posts sobre a viagem, este sobre o nosso passeio até Alcatraz, um sobre o passeio até Muir Woods e um último sobre passeios em San Francisco mesmo.
Alcatraz é a tal ilha-prisão na baía de San Francisco, que todo mundo conhece de nome pelo menos. Não se parece nada com o que eu achava… eu tinha uma idéia que era tipo só uma rocha com a prisão em cima, mas não é. Tem vegetação, jardins, e mesmo quando era prisão, uma vila onde o pessoal que trabalhava lá morava com as famílias, incluindo as crianças deles.
A ilha começou como um forte militar durante a corrida do ouro, depois virou prisão militar, depois prisão federal de segurança máxima. Fechou na década de 60, porque era muito custoso mantê-la. E depois de fechada, foi ocupada por índios que tentaram transformá-la em terra indígena para protestar contra o tratamento dados aos índios pelo governo… ocuparam a ilha por 19 meses até serem removidos. Depois disso a ilha virou parque nacional.
Eles tem um audio tour da prisão que é muito legal, você pega um aparelhinho com fones de ouvido, que toca um programa que guia você pela prisão toda, contando histórias, com depoimentos de guardas, presos e funcionarios e familiares, pessoas que moraram ou serviram pena na ilha.
Abaixo vão umas fotos que tirei por lá.
- Vista panorâmica da baía mostrando a ilha de Alcatraz
- A ilha em si, não é só uma pedrona. A prisão fica no topo.
- Atenção aí!
- Vista do lado de fora da muralha da prisão.
- Entrada administrativa da prisão, fica bem no topo. Os prisioneiros não entravam por aqui, só os guardas.
- Notem a modificação no brasão feita pelos índios durante a ocupação deles.
- A caixa d’água da ilha…
- …também redecorada pelos índios.
- Uma das celas na prisão. Elas eram todas iguais: uma cama, mesa e cadeira fixas nas paredes, privada (no fundo, atrás da cama), pia e prateleiras. Os prisioneiros passavam a maior parte do tempo dentro delas.
- O farol no topo da ilha, em frente à porta da administração. A Lydia está aí para servir de escala.
- Aparentemente eles gostavam de Tolkien, pois tinham até celas para Hobbits. A Regina está servindo de escala também.
- E gostavam de Monty Python também. Esqueci o que é essa foto, está lá no museu.
- OMFG! Os guardas eram Jedi! Ou quase… o cacetete disparava gás lacrimejante, infelizmente a tecnologia de lightsabers ainda não tinha sido desenvolvida.
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/liquidox/www/diario/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399
Puxa, vc e a Lydia estiveram aqui tão pertinho!!! Na próxima vez avisa que vamos encontrar vocês!!
Beijos e queijos!
Puxa, Naluh, sabe que eu nem sei onde você mora? Se eu soubesse eu tinha avisado… não sei quando vamos para esses lados aí de novo.