Posts sobre a viagem:
Em SF
Ainda em SF
Recap Parte 1
Recap Parte 2
Recap Parte 3

Voltamos ontem de San Francisco. A viagem foi bem legal, San Francisco é uma cidade fantástica. Lembra bastante uma São Paulo limpa, segura, sem favelas, etc… a arquitetura é muito semelhante à das partes velhas de São Paulo.

Bom, vou escrever acho que 3 posts sobre a viagem, este sobre o nosso passeio até Alcatraz, um sobre o passeio até Muir Woods e um último sobre passeios em San Francisco mesmo.

Alcatraz é a tal ilha-prisão na baía de San Francisco, que todo mundo conhece de nome pelo menos. Não se parece nada com o que eu achava… eu tinha uma idéia que era tipo só uma rocha com a prisão em cima, mas não é. Tem vegetação, jardins, e mesmo quando era prisão, uma vila onde o pessoal que trabalhava lá morava com as famílias, incluindo as crianças deles.

A ilha começou como um forte militar durante a corrida do ouro, depois virou prisão militar, depois prisão federal de segurança máxima. Fechou na década de 60, porque era muito custoso mantê-la. E depois de fechada, foi ocupada por índios que tentaram transformá-la em terra indígena para protestar contra o tratamento dados aos índios pelo governo… ocuparam a ilha por 19 meses até serem removidos. Depois disso a ilha virou parque nacional.

Eles tem um audio tour da prisão que é muito legal, você pega um aparelhinho com fones de ouvido, que toca um programa que guia você pela prisão toda, contando histórias, com depoimentos de guardas, presos e funcionarios e familiares, pessoas que moraram ou serviram pena na ilha.

Abaixo vão umas fotos que tirei por lá.