E o Escotismo se afunda ainda mais
Quem acompanha o meu blog desde anos atrás sabe que não tenho simpatia nenhuma pelos Escoteiros. Uma explicação breve das razões está neste post e vocês podem ler as outras coisas que eu disse sobre o assunto nos arquivos.
Faz anos que não escrevo nada sobre o Escotismo, mas acabei de ler um artigo sobre como eles agora estão treinando as crianças como comandos para combater terroristas ou traficantes de drogas, inclusive com uso de armas, através de um programa associado à eles chamado “Explorers”. Treinam cenários de comandos militares mesmo, lidando com sequestros de ônibus, ataques a plantações de maconha, ataques terroristas (bônus: contra inimigos vestidos com trajes típicos do Oriente Médio, porque é assim que os terroristas se vestem) e combatendo imigrantes ilegais na fronteira.
Legal, né? Começam a fazer a cabeça da molecada logo cedo, ensinando à partir dos 13 anos e meio como os imigrantes e pessoal do oriente médio são os inimigos.
O Escotismo não foi criado como uma organização militar, mas sim como uma organização civil de serviço para agir como suporte voluntário para o governo e forças armadas em horas de crise. Mas nunca como soldados. Aparentemente agora decidiram que isso não era o suficiente e resolveram aumentar o nível de fanaticismo e agressão. Como disse um tiozinho no artigo, “This is about being a true-blooded American guy and girl”.
Que final de carreira. O Movimento Escoteiro realmente está cada vez mais desprezível.
Em tempo: sabem quem mais faz esse tipo de coisa com crianças? Adivinhem!
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/liquidox/www/diario/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399
Só de pensar em escoteiros me dá calafrios!!! Eu pouco sei de escoteiros fora daqui, e gostaria de imaginar que não sejam como os gringos. Aqui são nojentos! Racistas (apesar de colocarem fotos de meninos negros nos seus panfletos… É, aceitam negros… se forem podres de ricos!!), republicanos, retrógrados, radicais, preconceituosos, e tudo de ruim que eu possa encontrar!!
Enfim… Que fiquem bem longe de mim e dos meus!!!!
Beijo e queijo!!
Naluh, como foi o contato que você teve com os escoteiros? Fiquei curioso agora.
Mauro, nada demais… Pessoas que conheci ao longo do tempo que moro aqui, que em filhos escoteiros, e todos eles, sem excecao, sao racistas, preconceituosos, normalmente republicanos… Aquele tipinho que eu nao gosto nem um pouco.
Eu acho que escotismo eh uma lavagem cerebral nas criancas. Pelo menos, isso eh o que eu sempre vi.
Beijo e queijo!
Não quero soar inocente mas eu confesso que nunca imaginei isso dos escoteiros e do escotismo, talvez por nunca ter visto o assunto de perto, eu imaginava que era aquela coisa de camping de garotos aprendendo a lidar com a natureza, etc. nada desta coisa absurda que nnao só li aqui como em outros lugares da net.
Horrivel isso. E ao mesmo tempo triste. Um ser humano chegar a este ponto de fazer iso com crianças é o fim da picada.
Quero que o Francisco, hoje com 3 anos, cresca em contato com a natureza o maior tempo possivel, nunca cogitei o escotismo mas confesso que ficaria feliz se houvesse uma opção saudável. Mas pelo jeito a unica opção saudável é aquela que eu mesmo terei que criar. O que nnao é ruim pq eu adoro estas coisas de mato o problema ee minha falta de pratica KKKKK
abração, Mauro!
[texto excluído]
Bom, Marcos, já que você gosta de discriminar, que tal se eu discriminar contra idiotas como você e deletar o texto do seu comentário? Como você se sente sendo excluído, hein?
(O mané escreveu um comentário sobre como é certo discriminar homossexuais e ateus).
Pelo menos deixa a gente saber de qual grupo escoteiro o Marcos faz parte…
É muito interessante observar o quanto os valores morais de nossa sociedade estão invertidos. Não é de se estranhar, qual a causa do mundo estar de ponta cabeça, a família, cerne de qualquer sociedade desenvolvida está sob constante ataque.Corrupção, homicídios e todo tipo de males sociais se iniciam quando o mal é tratado como algo bom e aceitável.
Vejo que a grande maioria aqui não conheçe nada a respeito do escotismo.Dizem-se contra a discriminção e preconceito,mas logo generalizam um movimento mundial com mais de 28 milhões de participantes, colocando todos no mesmo saco, dando uma prova inequívoca de extremo preconceito para todos os que praticam o escotismo no mundo. Tenho plena certeza que não é o escotismo que está afundando, mas sim os valores familiares, civis e espirituais, estes sim estão estão de ladeira abaixo. Os avisos estão sendo dados, doenças que matam milhares (gripe suina) cataclismas climáticos e etc, porque será? Para os céticos, simples coincidência, mas para muitos, sinais que algo maior se aproxima. Tenho plena certeza que serei taxado de retrógado,idiota, o outros “adjetivos” Mas isso já havia sido previsto a milhares de anos ” Sim, haverá muitos que chamarão o mal de bem e o bem de mal”
Ah, pelo menos tenho o alento que este blog não a mínima expressão e percebo que a grande maioria aqui não conheçe nada de escotismo. Se queres saber o que realmente é escotismo, visite a periferia das grandes cidades brasileiras e procure os grupos escoteiros estabelecidos,poderão constatar que o escotismo representa esperança para centenas de jovens que estão na faixa de risco. Aqui transformamos meninos e meninas em cidadãos realmente conscientes, longe das drogas, do crime e outras mezelas do 3° mundo. Pareçe difícil de acreditar mais neste mundo iníquo ainda existem pessoas boas que trabalham voluntariamente para o bem de seus semelhantes.
Obs: Espero que desta vez não apaguem minhas considerações
O escotismo é preconceituoso sim, digo isso por que fui escoteira por mais de uma década e já vi colegas homossexuais e ateus (como eu) ouvirem um monte de abobrinha.
E esse seu escotismo utopico de periferia nunca vi, participei de um grupo do bairro do Grajaú que acabou fechando por que as crianças não tinham condições de acampar, muito menos de comprar uniformes. O escotismo continua sendo elitista, inclusive aqui no Brasil.
E quando a afastar das drogas e blá blá blá cansei de ver pai e pioneiro chapado em acampamento.
Para ser sincera nem sei por que perdi meu tempo respondendo isso…
Acredito que o escotismo que vc tenha participado realmente estava numa tendência a eletização. Agora os tempos são outros, no meu estado por exemplo temos parcerias governamentais e o jovem recebe tudo gratuitamente, do uniforme ao saco de dormir. O projeto chama-se “Juventude sempre alerta” Estamos com projetos pilotos e em breve teremos mais de 6 mil crianças carentes assistidas.Já sobre a questão do homossexualismo e de ser ateu, realmente ficou um pouco mais complicado. O escotismo é fortemente ligado a religião, a própria promessa estabeleçe o eixo “Deus, pátria e próximo” sobre a homossexualidade , eu acredito que poderia ser melhor trabalhada, se o seu grupo não fosse ligado ou conveniado a uma entidade religiosa, como batistas, mormons ou católicos, ou seja, fosse um grupo mais eclético,talvez vc não fosse sofrer tanta pressão.Nos EUA 90% dos grupos são financiados por entidades religiosas, daí está a força dos mesmos, hoje ele chegam aos quase 6 milhões somente nos EUA.Somente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias patrocina diretamente mais de 2 milhões.No Brasil, agora é que esta força está sendo utilizada, temos agora atualmente menos de 70 mil escoteiros por aqui,mas através de parcerias com Igrejas das linhas protestante e católica temos aberto mais de 5 novos grupos por mês, todos repletos de jovens da mesma fé.A tendência mundial é de que o escotismo seja patrocinado em quase por sua totalidade por entidades religiosas.Daí vem a dificuldade dos ateus e homossexuais, pois tais pessoas infelizmente fogem do perfil de comportamento traçado por tais entidades.Aqui no grupo trabalhamos com alguns jovens que possuem certa tendência ao ateísmo, já adultos é praticamente impossível trabalhar, pois somos um grupo com base cristã e umas das exigências de nosso estatuto é que todos os chefes tenham a mesma base dogmática,ou seja, tenham alguma crença cristã.Nos EUA no ano de 2001 a suprema corte deu ganho de causa a BSA por não ter aceito chefes homossexuais assumidos em sua fileiras, a briga foi feia, o escotismo americano perdeu e está perdendo muitos incentivos,mas felizmente, digo felizmente pois entendo o que o escotismo representa, as igrejas de lá estão conseguindo mudar a situação, com patrocínio direto.Sendo assim exclareço que não tenho qualquer tipo de preconceito quantos aos ateus e homossexuais, apesar de não concondar em muitos aspectos, no quesito “estilo de vida” sei que todos somos filhos de mesmo Deus, seja Alá para alguns Eloin para outros.
Olha Marcos, montes de gente que lêem meu blog foram escoteiros ou estavam associados ao movimento, então elas sabem sim o que é.
Vou repetir uma última vez e para mim esta discussão está encerrada: o escotismo, à partir do momento que virou uma entidade que discrimina pessoas, perdeu toda a validade para mim e para basicamente todo mundo que lê este blog. Os únicos que discordam são paraquedistas como você. Portanto não perca o seu tempo tentando pintar o escotismo de outra cor para parecer bonitinho. No fundo, é uma entidade que ensina às crianças a que é certo separar e segregar certos grupos de pessoas simplesmente por idéias religiosas e isso é uma das coisas mais podres que existem. Esse sentimento justificou escravidão, justificou holocausto, justificou os conflitos na Bósnia, justifica a zona toda no Oriente Médio.
Fique com seu escotismo aí e deixe a gente em paz. Só não conte com nosso apoio.
Eu estava atrasado para sair de casa antes, então não pude responder como eu queria no meu comentário anterior, aqui vai o resto e daí eu acabei mesmo.
Isso era visível em todos os grupos, não só no grupo onde eu e a Pistache fomos escoteiros. E essas parcerias governamentais deveriam ser proibídas, já que o movimento escoteiro não é uma organização que discrimina oficialmente grupos da população. Já falei sobre isso antes e não vou repetir tudo de novo.
Não. O escotismo foi criado para ensinar primariamente civismo, não religião. As organizações religiosas é que tomaram conta de tudo.
E o grupo escoteiro onde fomos não era ligado diretamente a nenhuma organização religiosa, mesmo assim sofremos os efeitos. Aliás, saí do grupo porque eles dissolveram a alcatéia de lobinhos da qual eu fui assistente de chefia por 2 anos. A razão? Depois de 2 anos de um trabalho excelente que nós fizemos com os meninos, o chefe do grupo resolveu que se lobinhos tivessem chefia masculina eles virariam gay. Mesmo não sendo gay, eu sofri os efeitos da discriminação contra eles.
E aí está o grande problema. Veja abaixo.
E assim vocês transformam um movimento que supostamente era aberto a todos os jovens em algo que exclui grandes parcelas deles porque eles não acreditam nas mesmas coisas que vocês. Bom trabalho.
E quando você diz “trabalhar”, acima, quer dizer “converter”, não? Outra deturpação do propósito do escotismo. Bom trabalho de novo.
Exatamente por isso eu decidi que não queria mais nada a ver com o escotismo, uma vez que eles quiseram tornar isso política oficial. Sendo organizações privadas, elas tem todo direito de excluir quem eles quiserem das suas fileiras, assim como a Klu Klux Klan tem direito de excluir negros e a escola de kendo que me recusou porque eu não era japonês suficiente tem direito de fazer isso. Mas ter o direito de fazer algo não significa que essa é a coisa certa a se fazer e portanto nenhuma dessas entidades recebe meu apoio e nem tem direito a apoio governamental.
“Mentir por Jesus” ainda é mentir, não sei se você sabe mas continua sendo pecado. Se você REALMENTE não tivesse preconceito nenhum, admitiria que discriminá-los é errado. Você diz não ter preconceito nenhum mas obviamente não quer tê-los por perto. Ceeerto. Se você participa de uma organização que ativamente discrimina um grupo, VOCÊ ESTÁ SUPORTANDO O PRECONCEITO CONTRA ESSE GRUPO. Não acho que é difícil entender isso, mas é muito mais fácil achar desculpas para dizer que não é do que encarar o problema e fazer algo a respeito.
Não estou mais interessado nas suas desculpas e justificativas fajutas. Se um dia você realmente estiver interessado em ajudar o escotismo a progredir, vai fazer algo contra discriminação. Nesse dia você pode me contatar que eu dou meu apoio a eles novamente.