Apesar do risco, a gente tem feito nosso próprio tofu desde que a Lydia comprou a tal máquina.

Nós tiramos umas fotos do processo para vocês verem, mas elas não ficaram muito boas. Só que como tirar fotos enquanto se cozinha é um saco, vou usá-las assim mesmo. Desculpem aí. :-)

Pelo que dizem, fazer tofu é complicado se você não tem a máquina de fazer leite de soja. Com ela, é mais ou menos facinho, o que demora mais é deixar os grãos de soja de molho. Depois disso, são uns 15-20 minutos para fazer o leite e mais uma meia hora para fazer o tofu. Na verdade a gente está fazendo 2 “remessas” de leite, então demora uma meia hora a mais. Ah, eu não acho que dá para fazer tofu usando leite de soja comprado, por causa das outras coisas que eles colocam no leite comercializado (conservantes, estabilizantes, açucar, corantes, etc).

O tofu feito em casa fica uma delícia, muito, mas muito melhor que qualquer um comprado em lojas. A textura não é gelatinosa (fica tipo um queijo fresco bem leve) e ele tem um gosto suave, dá até para comer sem adicionar nada. Dá para ser usado em montes de receitas, tanto de doces quanto de salgados.

Os grãos de soja são super-baratos, então em longo prazo provavelmente compensa mais fazer tofu do que comprar, mesmo adicionando-se o custo da máquina.

Aqui está o guia passo-a-passo… cliquem nas fotos para ampliar.