Atenção, este é um post meio chato e técnico, mas importante… então por favor leiam. :-)

Para quem não sabe, RSS é um protocolo de syndication, ou seja, serve para que as pessoas possam fazer uma espécie de “assinatura” para as atualizações de um site. No caso dos blogs, isso ajuda para as pessoas saberem quando tem posts novos.

Eu nunca tinha me interessado muito, mas depois de ler este post no blog do Caio, eu resolvi dar uma experimentada. Afinal, minhas horas em frente ao computador foram drasticamente reduzidas, então qualquer coisa que faça ficar mais fácil a leitura dos blogs que eu frequento é bem-vinda.

Abaixo vou explicar como usar o RSS no seu blog e como fazer para assinar os feeds (como são chamados os documentos gerados em RSS) de blogs.


Se você usa Movable Type

O Movable Type tem suporte para RSS automático (ou seja, você não tem que fazer nada). Sabe aquele link no template do seu blog que fala “Syndicate this site (XML)“? É aquilo ali. Infelizmente, muita gente tira aquela linha quando personifica o seu blog, o que torna mais difícil para a gente assinar o RSS.

Caso você tenha removido o link, pode colocá-lo de novo, adicionando a seguinte linha ao seu template:

    <a href=”<$MTBlogURL$>index.rdf”>Syndicate this site (XML)</a>

Se você usa o Blogger

Para blogs usando Blogger e hospedados no Blogspot, inclua a seguinte linha no seu template (corrigindo o nome do blog, claro):

    <a href=”http://nomedoblog.blogspot.com/atom.xml”>Atom XML feed</a>

Acessando os feeds de outros blogs

Para assinar e ler os feeds dos blogs, uma das opções mais fáceis é usar uns programinhas especiais que se instalam no seu browser. Existem vários disponíveis, mas os dois que eu experimentei e estou usando são estes:

Blogbot: recomendado pelo Caio, instala no Internet Explorer.

RSS Reader Panel: uma extensão para o Mozilla Firefox.

Ambos são gratuitos. Eles mantém a lista de feeds que você frequenta e procuram por atualizações (o Blogbot procura automaticamente quando você chama a telinha dele, o RSS Reader espera que você clique numa opção do menu).

Para quem lê muitos blogs, os leitores de RSS ajudam bastante. Você não precisa mais entrar em cada blog para ver se tem coisa nova, e os leitores também mostram previews dos posts.

Experimentem, quem sabe vocês gostam. :-)